CATEGORIAS

Recentes

Destaques

Menu de Navegação

Novo velho Orkut surge na web, mas cuidado com seus dados


Na quarta-feira (12), muitos internautas ficaram intrigados com o surgimento de uma réplica do Orkut. Vale mencionar que a rede social foi desativada há três anos e agora teria surgido com um novo endereço e o layout clássico.

Conforme o Google, que era dona do Orkut original, a rede social permanece desativada, bem como o acervo de comunidades que também já foi apagado da internet.

O novo endereço do site, o Orkut.li, ao que tudo demonstra, é uma réplica do Orkut original. O domínio em questão não possui qualquer ligação com o Google, porém, se for feita uma consulta rápida nos catálogos de endereços de IP, é possível ver que o registro foi realizado em 2006 e pertence uma pessoa de São Paulo.

Não tempos como saber onde o servidor do site está hospedado, porém, o serviço é feito pela plataforma de cache CloudFlare. Quem tentar acessar o site através de alguns navegadores, como o Chrome ou o Safari, irá se deparar com um alerta de segurança na tela indicando que o site pode ser uma tentativa de phishing.



Para quem quiser usar o novo site é necessário realizar um cadastro, incluindo, inclusive, um endereço pessoal de e-mail. Muitas pessoas especulam se esse não seria um modo de coletar e-mails de possíveis vítimas, porém, até então, nada confirmado.

A notícia sobre o surgimento da réplica do lendário Orkut circulou pela internet rapidinho, por isso, na rede social foi incluso o seguinte aviso: “O orkut.li não tem vinculo com o Google. Crie uma nova conta para acessar. Fique tranquilo, nosso site não contém vírus e não vai roubar seus dados. Nosso objetivo é ajudar a conhecer novas pessoas e construir novas amizades".

O endereço Orkut.li utiliza o protocolo HTTPS, que garante a troca de informações entre cliente e servidor. Assim sendo, não tempos como confirmar se a intenção da rede social é legítima ou apenas uma isca para atrair os mais desavisados.

Após fazer o cadastro, os usuários poderão usufruir de funções básicas do Orkut tradicional, como descrições de perfis, recados, depoimentos e ainda comunidades.
Banner

Posta Comentarios: