CATEGORIAS

Recentes

Destaques

Menu de Navegação

Novo USB 3.2 vai dobrar a velocidade dos cabos tipo C atuais


Se você tem cabos USB tipo C, vem novidade boa por aí – muito embora os equipamentos compatíveis com o padrão sejam minoria no mercado. O USB Promoter Group, composto por Apple, HP, Intel e Microsoft, entre outras empresas, anunciou a chegada do USB 3.2, que deverá dobrar a velocidade atual dos cabos USB tipo C.

Isso acontecerá porque, em termos simples, o USB 3.2 terá suporte à operação em múltiplas faixas. Na teoria, isso permitirá que os dispositivos usando a nova especificação USB-C transportem dados por vias múltiplas, com até duas vias de 5 Gbps e duas de 10 Gbps. Desta forma, os cabos da 1ª geração USB 3.1, com velocidades de 5 Gbps, passarão a operar a 10 Gbps; os da 2ª geração, de 10 Gbps, vão para 20 Gbps.

O USB tipo C pode ser usado para mais do que transmissão de dados e o seu formato também é utilizado para outros protocolos como o Thunderbolt 3. As portas e os cabos têm quatro pares de fios. O Thunderbolt 3, que na expectativa da Intel pode ser o sucessor do USB, usa todos esses pares para chegar à sua velocidade de transmissão de 40 Gbps, enquanto o USB 3.1 usa apenas dois pares. A mudança no USB 3.2 permitirá que os dispositivos USB usem também todos esses pares simultaneamente.

Teremos mais informações sobre o USB 3.2 em setembro, quando acontece a conferência USB Developer Days. O que se pode antecipar, no entanto, é que, para ter as vantagens da nova iteração, você precisará, é claro, de um dispositivo que tenha suporte a ela. Contanto que ambos os dispositivos conectados se encaixem nesse grupo, porém, você deverá ver velocidades mais rápidas até mesmo em cabos USB 3.0.


Banner

Posta Comentarios: