CATEGORIAS

Recentes

Destaques

Menu de Navegação

DICAS GZ NET: A quantidade de dispositivos conectados influencia na velocidade da internet?


Atualmente, não estamos conectados apenas pelo famoso computador desktop. Na sua casa, por exemplo, você deve contar com internet também pelo celular, e talvez em diferentes notebooks, celular, tablets, videogames e até mesmo televisores.

Você já parou pra pensar qual o impacto dessa quantidade de dispositivos na velocidade da sua internet? Este artigo irá tratar um pouco mais sobre esse assunto. Confira:
A quantidade excessiva de acessos simultâneos rede pode prejudicar a internet? Sim, muitos dispositivos conectados podem deixar a sua internet mais lenta.
Uma analogia pode nos ajudar a entender melhor a respeito desse tema:
Imagine uma estrada onde todos os carros viajam por ela com a mesma velocidade. Dessa forma, para que tudo funcione de maneira mais rápida, a via precisa ser espaçosa, ampla.

Voltando para o mundo da internet, é como se 1Mbps fosse equivalente a uma pista dessa estrada. Se, por exemplo, você quiser baixar uma imagem de 6MB de tamanho e tem uma largura de banda equivalente a uma pista (1 Mbps), precisaria de aproximadamente 60 segundos para fazer o download completo da foto.
Dessa forma, se na mesma conexão de largura de banda estiverem diversos aparelhos fazendo downloads, o tráfego ficará congestionado e, portanto, mais lento para todos os seus usuários.
Quais atitudes devem ser tomadas para garantir uma boa velocidade?

– O motivo da sua internet lenta pode ser causado porque muitas pessoas estão congestionando sua conexão. Se você não tem uma senha para o seu WiFi, provavelmente outras pessoas estão usando sua banda larga agora mesmo! Por isso, estabeleça uma senha pouco previsível agora mesmo.

– Seu roteador pode estar numa posição inadequada. Se você deixá-lo num lugar ruim, a internet lenta será inevitável. Sendo assim, verifique se o aparelho está instalado em um local central em relação aos dispositivos que irão se conectar a ele. Além disso, acredite: quanto mais alta estiver a antena do roteador, melhor será o seu WiFi. Por isso, prefira deixa-la a pelo menos uma altura de 1,5 metros de distância do chão.

– Tome cuidado! Uma internet lenta tem grandes chances de ser resultado de vírus. Além de sempre mostrarem propagandas indesejadas, esses programas nocivos podem roubar até mesmo seus dados pessoais.

– Você sabia que utilizar dispositivos Bluetooth no espaço onde está o roteador pode deixar sua internet lenta? Atualmente, essa interferência é um pouco menor do que era antes, mas ainda existe.

– Muitas vezes, sua internet lenta pode ser por conta de problemas na empresa provedora de internet. Afinal de contas, muitas delas vendem um certo pacote de velocidade, mas o fato é que na casa do usuário ela está reduzida.

Que tal testar a velocidade da internet? O MinhaConexão é um portal que conta com a maior rede de provedores associados no Brasil. Além de contar com precisão no resultado, o site ainda salva o relatório dos testes e funciona sem a instalação de nenhum programa ou aplicativo.
Banner

Posta Comentarios: