CATEGORIAS

Recentes

Destaques

Tecnologia do Blogger.
Menu de Navegação

Zeca defende estudos para perfuração de novos reservatórios de água

Mais de mil cidades brasileiras estão em situação de emergência por causa da seca. Segundo levantamento do portal G1, a situação é mais grave na região Nordeste. No Rio Grande do Norte, por exemplo, a seca atinge mais de noventa por cento dos municípios. Embora o Nordeste seja a região mais afetada, a seca também tem prejudicado o Centro-Oeste, Norte e Sudeste.

Dados da Agência Nacional de Águas (ANA), que monitora 511 açudes do Nordeste, mostram que o nível dos açudes que abastecem a região é de apenas 19%.

Para repercutir esse cenário alarmante, o deputado Zeca Cavalcanti, do PTB de Pernambuco, que presidiu, no ano passado, a Comissão Externa de Combate à Seca no semiárido nordestino concedeu entrevista ao programa “Com a Palavra” da Rádio Câmara.

Segundo o parlamentar, o problema da seca não é apenas do Nordeste, mas se estendeu para o Sul e Sudeste, embora que na região nordestina o problema seja mais grave. Defendeu fórmulas de convivência com a seca, já que é um problema climático e cíclico.

Para o parlamentar, entre as medidas a serem tomadas estão a abertura de poços artesianos e poços profundos, além de um projeto de desenvolvimento sustentável. Para ele, é preciso diminuir a desigualdade social na região. Lembrou do Projeto de lei de sua autoria que cria formas inovadoras para garantir a sobrevivência, com incentivos para que seja aproveitado o sol para a geração de energia nas pequenas propriedades.

Zeca Cavalcanti disse que é “preciso fazer estudo para aumentar os reservatórios de água no nordeste, unindo esforços dos órgãos federais, para buscar águas subterrâneas”. É preciso que os órgãos falem uma linguagem só, disse o parlamentar trabalhista. Fianlizou defendendo a instalação de um centro de pesquisa de desastres naturais e tecnológico no semiárido e defendeu a dessalinização da água do mar, como forma alternativa de combater a falta de água nas grandes cidades.
Banner

Posta Comentarios: