CATEGORIAS

Recentes

Destaques

Tecnologia do Blogger.
Menu de Navegação

Qual é a primeira coisa que um negócio digital precisa ter?


Para a construção de uma presença online forte, as empresas fazem grandes investimentos em plataformas digitais. Muitas delas porém, esquecem (ou não conhecem) o elemento mais importante para o negócio dar certo.

Qual é a melhor plataforma digital para as empresas construírem suas marcas no mundo online? Será através de um website institucional ou um site de comércio eletrônico? Qual a importância que devem ter as redes sociais? Qual o investimento necessário nas mídias online para atrair mais consumidores? Como implementar as tecnologias móveis dentro da estratégia? Essas perguntas são fundamentais para qualquer empresa que pense em ter uma presença forte no canal online. E existem vários eventos no mercado com palestrantes discutindo cada um desses pontos. É raro, porém, encontrar apresentações que discutam um ponto bastante mais crítico e relevante, que deve vir antes de qualquer outra questão: qual é a primeira coisa que uma empresa precisa fazer para conseguir atingir uma presença marcante na internet.

Recentemente eu assisti a uma apresentação no evento e-commerce Brasil de um empresário que confessadamente não conhece muito coisa do mundo digital. E veio dele a resposta para a pergunta. O empresário é o fundador de uma das maiores redes de varejo do País, a Ricardo Eletro. Com uma simplicidade ímpar, ele atacou diretamente a questão. “Para uma empresa dar certo ela precisa ter um posicionamento claro e diferenciado. Sem isso, ela nunca vai conseguir crescer. Isso vale no comércio tradicional e também na internet.”

Posicionamento é o que diferencia uma marca das competidoras. São as características que vão fazer a diferença na cabeça do consumidor na hora dele escolher entre as várias opções existentes. É fundamental que o empresário defina esse posicionamento logo na largada. Para isso ele precisa ter claro o que sua marca entrega e o que ela não entrega. Não adianta querer fazer tudo. Existe um velho ditado que diz “a empresa que faz qualquer coisa, na cabeça do consumidor não faz nada”.

Hoje em dia é muito fácil uma empresa criar sua presença online. Existem várias ferramentas disponíveis no mercado para a construção de plataformas digitais em pequeno espaço de tempo e com pouquíssimo investimento. O difícil é transformar essa presença em um negócio que cresça e gere resultados. Sem um posicionamento claro, dificilmente isso será possível.
Banner

Posta Comentarios: