CATEGORIAS

Recentes

Destaques

Tecnologia do Blogger.
Menu de Navegação

Em 2009, Palmeiras perdeu a liderança na 34ª rodada

O Palmeirense nunca esquece o ano de 2009. Após abrir grande vantagem na ponta, parecia que ninguém tiraria do Verdão o título de campeão brasileiro. Contudo, naquele ano, de forma bem distinta da atual, o time acabou perdendo a liderança na 34ª rodada e viu o maior rival pelo título de 2016, o Flamengo, conquistar o torneio no fim.

Em 2009, tivemos o campeão com pior aproveitamento nos pontos corridos. O torneio, no geral, foi muito equilibrado, especialmente na ponta.

Após a 33ª rodada, após empate em 2 x 2 com o Corinthians em Presidente Prudente, o Verdão chegou aos 58 pontos e seguiu na liderança apenas pelo saldo de gols, três melhor que o São Paulo, que venceu o Grêmio Barueri e chegou à mesma marca. Atlético-MG (56), Flamengo (54), Internacional (52) e Cruzeiro (51) seguiam na cola.

Aí veio a 34ª rodada e a ruína palmeirense chegou. No Maracanã, o Verdão foi derrotado pelo Fluminense por 1 x 0, em jogo muito polêmica. Com o empate do São Paulo no Sul, contra o Grêmio, o time chegou aos 59 pontos. Assim, o Palmeiras caiu para o segundo lugar, com 58, e era seguido por Flamengo (57), Atlético-MG (56), Cruzeiro (54) e Internacional (53). E o Verdão só não foi ultrapassado pelo Galo, porque este foi derrotado em casa para o Flamengo, por 3 x 1.

Na 35ª rodada, em jogo antecipado, o Palmeiras empatou com o Sport em 2 x 2 no Palestra Itália, e assumiu a liderança de forma provisória. Mas São Paulo e Flamengo venceram e ultrapassaram o Verdão. Assim, o torneio ficou com São Paulo (62), Flamengo (60), Palmeiras (59), Internacional (56), Atlético-MG (56) e Cruzeiro (55).

Na 36ª rodada, o Palmeiras foi derrotado pelo Grêmio, em jogo com dois de seus jogadores expulsos por brigarem (Maurício e Obina). O Flamengo empatou e o São Paulo perdeu, dando esperanças ao Verdão, mas o Inter venceu o Atlético-MG em Minas e também ultrapassou o Alviverde. O torneio ficou com São Paulo (62), Flamengo (61), Internacional (59), Palmeiras (59), Atlético-MG (56) e Cruzeiro (56).

Faltando duas rodadas, a situação palmeirenses ficou complicada, mas não impossível. Na 37ª rodada, com golaço de Diego Souza, o Palmeiras fez 3 x 1 no Atlético-MG, ultrapassou o líder São Paulo, mas ficou atrás de Internacional e Flamengo, que venceram Sport e Corinthians fora de casa. Assim, o torneio ficou com Flamengo (64), Internacional (62), Palmeiras (62), São Paulo (62) e Cruzeiro (59).

Na última rodada, veio a tragédia. Além de ficar sem a taça, o Palmeiras sequer se classificou para a Copa Libertadores. Flamengo, Internacional, São Paulo e Cruzeiro venceram seus jogos, enquanto o Palmeiras perdeu para o Botafogo no Rio, por 2 x 1, evitando o rebaixamento do time carioca. Assim, o torneio terminou com Flamengo (67), Internacional (65), São Paulo (65), Cruzeiro (62) e Palmeiras (62).

Neste ano, após 32 rodadas, o Palmeiras tem os mesmos 67 pontos do Flamengo campeão de 2009. Além disso, o Verdão tem seis pontos de vantagem para o Flamengo, oito para o Atlético-MG e nove para o Santos, restando 18 pontos em disputa.

Os rivais do Palmeiras nas próximas rodadas não são fáceis, mas também estão longe de serem impossíveis. Os mais difíceis são Santos e Atlético-MG, fora de casa. Os clubes têm a terceira e segunda melhores campanhas como mandantes no torneio. Todavia, o Palmeiras venceu o Atlético-PR, dono da melhor campanha como mandante, na 20ª rodada, em Curitiba, por 1 x 0. Além deles, o Palmeiras enfrenta clubes que lutam contra o rebaixamento: Internacional (c), Vitória (f) e clubes que estão no meio da tabela e disputando vaga na Libertadores, casos de Chapecoense (c) e Botafogo (c).

A possibilidade de lavar a alma com relação ao fatídico de traumático torneio de 2009, que culminou no rebaixamento de 2012, é grande. De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, as chances são de 90%. É esperar para ver...
Banner

Posta Comentarios: